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COMPLEXO B 250 mg 60 caps

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COMPLEXO B 250 MG 60 CAPS 

O  Complexo B na verdade é um conjunto de 8 vitaminas hidrossolúveis –tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, piridoxina, folato e cobalamina são as vitaminas que compõem o complexo e que em conjunto atuam com as enzimas para fazer a quebra dos carboidratos e gorduras em energia.

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Benefícios das Vitaminas do Complexo B
Confira abaixo as funções e benefícios das vitaminas do Complexo B e também fontes naturais de cada uma delas.

1. Tiamina
Também conhecida como B1, a tiamina ajuda o corpo a metabolizar as proteínas, gorduras e carboidratos, além de ter um papel fundamental em diversos processos metabólicos que contribuem para a manutenção do equilíbrio do corpo, como a digestão adequada dos alimentos e a tonicidade muscular.
Uma das principais funções da tiamina é atuar no processo de conversão de carboidratos e açúcares em energia. Ou seja, transformar a batata doce do pré-treino em combustível para os exercícios.
Alguns do benefícios da tiamina incluem músculos, pele, cabelo e células nervosas mais saudáveis. A vitamina B1 também tem papel importante no fortalecimento do sistema imunológico, sendo inclusive conhecida como a vitamina “antiestresse”.
E para quem está de olho na balança, a tiamina pode ter um papel importante na perda de peso através da sua atuação na liberação da energia armazenada. Isso significa que a vitamina B1 acelera a movimentação dos estoques de energia, permitindo que o corpo os utilize e queime como fonte de combustível.

2. Riboflavina
Uma das principais funções da vitamina B2 é converter os alimentos em energia, tornando-a disponível para o metabolismo e permitindo a chegada de combustível nos músculos. A riboflavina ainda apresenta atividade antioxidante e atua na produção de hemácias.
Estudos sugerem que a suplementação com vitamina B2 pode auxiliar na prevenção de crises de enxaqueca.

3. Niacina
Assim como grande parte dos benefícios das vitaminas do complexo B, uma das principais funções da niacina – como é conhecida a vitamina B3 – é auxiliar na conversão dos alimentos em energia. A vitamina B3 permite que as gorduras e carboidratos sejam transformados em combustíveis para as células.
Um dos principais benefícios da Vitamina B3 é atuar nos níveis de colesterol, contribuindo para elevar a concentração de HLD (o bom colesterol) na circulação. A niacina também contribui para a formação e manutenção das células do sistema nervoso e sanguíneo.
Níveis adequados de niacina também são fundamentais para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e nervoso.

4. Ácido Pantotênico B5
Para quem pratica musculação com regularidade, a vitamina B5 pode ser uma das mais importantes de todo o complexo B, já que além de atuar no metabolismo dos carboidratos e gorduras, o ácido pantotênico também é responsável pela produção de hormônios do estresse e sexuais – entre eles a testosterona.
E a boa notícia é que pequenas quantidades de ácido pantotênico podem ser encontradas em todos os grupos alimentares, não havendo necessidade de suplementação da vitamina – desde que sua alimentação seja balanceada, é claro.

5. Piridoxina ou B6
Em conjunto com outras vitaminas do complexo B (cobalamina e folato), a piridoxina contribui para a regulação dos níveis de homocisteína, um aminoácido que está diretamente ligado com as doenças cardíacas. E além de atuar na quebra de proteínas, a B6 ainda contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Os benefícios das vitaminas do complexo B são muito válidos para quem está de olho na boa forma, e a vitamina B6 contribui nisso porque está envolvida na produção e armazenamento de gordura e hormônios, além de afetar os padrões de sono e humor.
Níveis adequados de B6 são necessários para a produção de serotonina, um neurotransmissor que está associado ao bem estar e pode afetar a vontade de comer doces e carboidratos.
Pesquisas recentes sugerem ainda que a vitamina B 6 possa ter um papel anti-inflamatório (inclusive para quem sobre com artrite reumatoide), benefício interessante para quem está acima do peso, já que as inflamações podem causar retenção de água e elevação do ponteiro da balança.

6. Biotina B7
Também conhecida como “vitamina da beleza” pela sua associação com a saúde da pele, unhas e cabelos, a biotina tem papel de destaque no controle da glicemia sanguínea, sendo ainda indispensável na gravidez, onde está envolvida no desenvolvimento saudável do bebê.

7. Folato ou B9
Embora seja mais conhecida como “vitamina das gestantes”, o folato (ou ácido fólico) é necessário para o metabolismo, uma vez que está envolvido na produção de células sanguíneas e também pode controlar os níveis de homocisteína, reduzindo os riscos de problemas cardíacos.
Outros benefícios da vitamina B9 são a prevenção da perda de memória e do surgimento da depressão crônica.

8. B12
Uma das principais características da Vitamina B12 – ou cobalamina – é a sua capacidade de se juntar a outras vitaminas para desempenhar diferentes funções no metabolismo. Em conjunto com a B9, a cobalamina atua na produção de hemácias e hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio (daí sua importância para quem pratica atividade física, já que a B12 contribui para a chegada de mais oxigênio para as células musculares, acelerando a regeneração e o crescimento da musculatura).
Como a B12 só pode ser encontrada em produtos de origem animal, sua deficiência é relativamente comum em dietas que eliminam o consumo de carne, ovos e laticínios e que não são acompanhadas de suplementação.

Tomar Complexo B engorda ou emagrece?
Segundo alguns profissionais da área médica, além de outras complicações, a deficiência de vitaminas do complexo B pode causar uma diminuição no metabolismo – sobretudo a carência de B6 e B12. Por esse motivo, muita gente acredita que tomar vitaminas do Complexo B emagrece.
Na verdade, o que ocorre é que, se você passa a se alimentar de maneira adequada e inclui a prática de atividade física em sua rotina, o complexo B – sobretudo a cobalamina – pode ajudar a trazer o metabolismo de volta ao seu nível normal. Portanto, não é o caso de dizer que a vitamina B12 emagrece, mas sim que, quando associada a uma dieta balanceada e hipocalórica, ela pode contribuir para o processo de emagrecimento.
Assim, continuar com os mesmos hábitos e somente incluir algumas doses não significa que um dos benefícios das vitaminas do complexo B para você será fazer com que os quilos em excesso desapareçam.

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O  Complexo B na verdade é um conjunto de 8 vitaminas hidrossolúveis –tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, piridoxina, folato e cobalamina são as vitaminas que compõem o complexo e que em conjunto atuam com as enzimas para fazer a quebra dos carboidratos e gorduras em energia.

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